A mídia, na atualidade, também se utiliza da arte para denunciar as guerras. Observe, com atenção, a capa da revista Época de 15 de outubro de 2001. Nela foi aplicada uma releitura da obra O grito, de Edvard Munch, datada de 1893.
Edvard Munch, autor da obra O grito, é um dos principais representantes das artes plásticas do movimento Expressionismo.
O Expressionismo é uma estética moderna, que surgiu na Alemanha em 1904 e 1905. Por ter surgido no período entreguerras, refletiu a angústia e a instabilidade do momento. Os artistas desse movimento dedicavam-se em representar em suas obras a expressão dos sentimentos humanos. Tinha como característica o exagero das expressões, atribuíam importância para a utilização da linha e a dramaticidade das cores.
Capa da revista época com a releitura da obra O grito, intitulada “O mundo ficou perigoso”, 15 de outubro de 2001.
MUNCH, Edvard. O grito. 1893. Óleo sobre madeira, 91 cm x 73,5 cm. The National Gallery, Oslo (NO).
A fotografia pode ser utilizada como ilustração de uma ideia, de um pensamento. Como na pintura, a imagem retratada pela fotografia possui um tema contado com cores, formas, texturas, planos, linhas e volume.
A fotografia pode ser arte nas mãos de um fotógrafo que pensa sobre o tema a ser fotografado e, sobretudo, almeja o sentimento estético que a fotografia deve causar.
Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro que utiliza a arte da fotografia para perpetuar os sentimentos humanos, suas lutas, seus cotidianos... Sua humanidade.
Pablo Amorim é outro fotógrafo brasileiro que faz de suas fotos verdadeiras obras de arte.
Carter, Kevin. 1994. Fotografia premiada com o Pulitzer de fotojornalismo.
A força emotiva presente na imagem da criança tomando banho. Pablo Amorim